Na ultima viagem que fiz para a Índia, percebi o quanto o mundo todo está interessado em fazer negócios com o Brasil. Foi se o tempo em que os estrangeiros acreditavam que aqui somente existiam florestas e bichos. Agora eles vêem uma economia forte e crescente que gera uma oportunidade enorme de ganhar dinheiro, principalmente porque os "Países Ricos" estão com dificuldades econômicas após a crise de 2008. Assim a vinda de competidores globais tentando fazer negócios no nosso país é certa.
Preparar-se para exportar é preparar sua empresa para ser um competidor global, preparar o foco da organização para atingir todo o mercado que ela pode, com preços e qualidade que dificultam a concorrência acompanhar. Para atingir isso, a estrada é longa e o esforço também é grande, se comparasse com atividade física, seria deixar de fazer caminhadas e passar a fazer musculação e natação na mesma semana 3 dias cada atividade. Da mesma forma que esse conjunto melhora sua performance física seja para qualidade de vida de forma exponencial... preparar-se para exportar vai aumentar exponencialmente a competitividade da sua empresa, permitindo que você seja forte aqui na sua cidade, no seu estado e no seu Pais e quem sabe em outros mercados da américa latida e do mundo.
Na pior das hipóteses, uma empresa estrangeira vai ver você tão competitivo que vai sentir vontade de comprar sua empresa... ou seja, não tem como sair perdendo de uma iniciativa como essa.
Vários empresários de Maringá perceberam isso no último treinamento que fizemos realizado pelo SINDTI e Softex, com o apoio da Software by Maringa e Assespro. Elas sairam mais competitivas e com um gostinho de quero mais... independente do mercado que elas atuem.
Penso que esse treinamento tira o Projeto VCM (Vamos Conquistar o Mundo), da fala e da vontade. E começa a colocá-lo em ações e passos para que esse objetivo seja alcançado.
O Mundo vai ser conquistado pelas empresas de Maringá e Região... aguardem...
Por: Ilson Rezende

Nenhum comentário:
Postar um comentário